Se você encara o termo “economia” como sinônimo de privação ou sofrimento saiba que é hora de mudar seus conceitos: esse é um sinônimo injusto dado a algo tão essencial e antigo.
Poupar dinheiro é exatamente o que nos dá segurança para enfrentar tempos difíceis, nos permite dar conforto para nós mesmos e a quem amamos no futuro e viabiliza a realização de sonhos.
E com as dicas corretas, você realmente pode conseguir juntar uma quantia substancial com o passar dos anos, sem ter que comprometer excessivamente nada que precise realizar no momento. Duvida? Confira o nosso post de hoje e veja algumas das melhores dicas de economia!
- Baixe algum aplicativo de gastos no celular
Esses programas vêm fazendo bastante sucesso e ajudando muita gente a poupar, com boas dicas de economia. Normalmente perdemos a noção de quanto gastamos e acabamos nos excedendo. Com um controle mais rígido, onde enxergamos os valores e podemos estabelecer limites, fica mais difícil cometer excessos e acabar com suas economias.
- Tente pagar tudo em dinheiro
Os cartões de crédito e débito são muito úteis em certas situações, mas ele ajudam a ludibriar nossa mente, pois não vemos o dinheiro efetivamente sendo gasto. Quando pagamos em espécie, tendemos a nos controlar mais e só fazer as compras indispensáveis. Além de dar mais trabalho, pois precisamos nos deslocar até o banco, sacar dinheiro e tudo isso vai nos dissuadir de fazer compras desnecessárias.
- Guarde de pouco em pouco
Um dos grandes erros de quem quer poupar dinheiro é pensar em só juntar quantias grandes. É uma boa dica abrir uma conta e colocar dinheiro ali de tempos em tempos, mas é bem mais difícil estipular juntar, por exemplo, 400 reais ao fim do mês.
Mas se você toda semana colocar 100, você chega ao mesmo montante, de maneira mais fácil. Isso se dá porque a partir do momento que você já colocou o dinheiro no banco, você não vai mais gastá-lo. Se deixar para o final do mês apenas, as chances de você acabar gastando são muito maiores.
- Economize em família
Não adianta você tentar economizar sozinho. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Converse com sua mulher e trace metas e sonhos em comum, dividindo também dicas de economia. Uma família que economiza unida tem muito mais segurança no futuro.
Com essas dicas, você vai conseguir economizar o suficiente para realizar seus sonhos e trazer tranqüilidade para você e quem você ama. Juntar uma boa quantia depende muito mais de pequenos hábitos. Comece o quanto antes e verá que vai ser mais fácil do que parece: apenas tome as atitudes corretas.
Fonte: Guia Bolso